Durante o terceiro dia da viagem, tive a oportunidade de conhecer a catedral de Colonia. Sempre naquele esquema corrido de chega, tira fotos, corre. Mas acho legal poder compartilhar um pouco sobre ela para vocês:
A Catedral de Colônia (Kölner Dom), na Alemanha, é um dos monumentos góticos mais impressionantes da Europa e um marco arquitetônico e espiritual. A construção começou em 1248 para abrigar as relíquias dos Três Reis Magos, trazidas de Milão, mas só foi concluída em 1880, quase 600 anos depois.
Com 157 metros de altura, suas torres gêmeas são um símbolo da cidade e figuram entre os edifícios religiosos mais altos do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, a catedral resistiu a bombardeios, permanecendo de pé em meio à destruição ao redor—aquilo que muitos consideraram um "milagre".
Para você ter uma noção do quão alto essa igreja é, dá uma olhadinha na foto que eu postei e repare na cruz em cima da torre. Reparou? Então, olhe abaixo uma foto da réplica dela:
A catedral é um exemplo clássico do estilo gótico, com vitrais elaborados, arcos pontiagudos e uma nave imponente que pode acomodar até 20 mil pessoas. Seu vitral mais moderno, criado em 2007 por Gerhard Richter, mescla tradição e contemporaneidade. Outro destaque é o "Sino de São Pedro", o maior sino oscilante do mundo, que pesa 24 toneladas.
Desde 1996, a catedral é Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecida tanto por sua importância religiosa quanto pela excelência arquitetônica. Além disso, é um destino turístico crucial, atraindo cerca de 6 milhões de visitantes por ano.
Curiosidades
- A construção foi interrompida por quase 300 anos, entre os séculos XVI e XIX, devido à falta de recursos e mudanças de prioridades religiosas.
- Ela é alinhada de forma que o nascer do sol no equinócio ilumina diretamente o altar principal.
- Durante a restauração contínua, cerca de 80 pedreiros e especialistas mantêm a estrutura em condições perfeitas.
Como Visitar
A Catedral de Colônia está localizada no centro da cidade, próxima à estação principal de trem (Hauptbahnhof). Além de visitas internas, é possível subir até o topo de uma das torres para ter uma vista panorâmica de Colônia e do Rio Reno. É obvio que não consegui subir lá em cima, mas é legal saber que é possivel ver a cidade lá de cima.
Este monumento é mais do que uma igreja: é um testemunho de fé, arte e perseverança humana ao longo dos séculos.
Vale lembrar que a cidade de Colônia foi fundada como como Colonia Claudia Ara Agrippinensium. Era um importante centro militar e administrativo na época do Império Romano. Entre os vestígios dessa era está o Portão Norte Romano, próximo à Catedral de Colônia. Este portal fazia parte das fortificações romanas e simboliza a complexa história da cidade, desde suas origens romanas até os dias atuais. É uma parada fascinante para quem explora a rica história de Colônia.
Comentários
Postar um comentário