Viagem a Alemanha 2008: Terceiro dia: Celle e suas casas enxaimel

Durante o meu terceiro dia de viagem pela Alemanha, fui terminar conhecendo a cidade de Celle, uma pequena cidade às margens do rio Aller. Como todos os passeios feitos pela Alemanha, não tive tempo de parar em ponto algum, mas isso não tira a beleza dessa pequena cidade. 

Localizada no estado da Baixa Saxônia, Alemanha, é uma cidade repleta de história e bela arquitetura. A história da cidade remonta ao século XIII, tendo sido mencionada pela primeira vez em 993. A cidade começou como um assentamento ao longo do rio Aller e cresceu rapidamente devido à sua localização estratégica na rota comercial entre Lüneburg e Bremen.

Uma das principais joias históricas de Celle é o Castelo de Celle (Schloss Celle), construído no século XIII. Originalmente uma fortaleza, o castelo foi transformado em um palácio renascentista e barroco. Durante séculos, foi a residência dos duques de Brunsvique-Luneburgo e desempenhou um papel central na política regional.

A Stadtkirche St. Marien

Além disso, Celle é reconhecida por seu centro histórico bem preservado, que abriga mais de 400 casas em estilo enxaimel (Fachwerk), datadas dos séculos XVI e XVII. Esse conjunto arquitetônico faz de Celle uma das cidades mais importantes da Alemanha no que diz respeito à preservação do patrimônio histórico.

Celle tem uma conexão especial com a Casa de Hanover, uma das dinastias reais mais importantes da Europa. A cidade foi a residência temporária de Sophie Dorothea, esposa do rei Jorge I da Grã-Bretanha, antes de sua prisão no castelo devido a um escândalo amoroso.


Casas no estilo Enxaimel

Outro ponto de destaque de Celle é o Jardim Francês (Französischer Garten). Projetado no século XVII por refugiados huguenotes franceses, combina elementos de paisagismo francês e inglês, criando um espaço de tranquilidade no coração da cidade.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Celle foi relativamente poupada de bombardeios, o que explica a preservação impecável de seu centro histórico, onde é possivel encontrar muitas casas no estilo enxamel. Não é a toa que a cidade abriga o único museu da Alemanha dedicado à arquitetura enxaimel, onde os visitantes podem aprender sobre técnicas de construção e a história desse estilo único.

Vale destacar também o Teatro de Celle. Fundado em 1674, é o teatro mais antigo da Alemanha ainda em funcionamento contínuo.

Hoppener Haus



Comentários