O Evangelho segundo o Espiritismo para Jovens - Os órfãos, por Um Espírito familiar (Paris, 1860.)


Meus amigos, amem e cuidem dos órfãos. É muito triste estar sozinho e sem ninguém para cuidar de você, especialmente quando se é criança. Deus permite que existam órfãos para que a gente aprenda a cuidar deles como pais. É uma grande caridade ajudar uma criança que foi deixada sozinha, garantindo que ela não passe fome, frio ou se perca pelo caminho errado.

Deus fica feliz quando ajudamos uma criança abandonada, porque estamos praticando sua lei de amor. Pensem que, algumas vezes, essa criança que vocês estão ajudando já foi importante para vocês em outra vida. Nesse caso, ajudar não seria só caridade, mas também cumprir um dever.

Todo sofredor é nosso irmão e merece nossa ajuda. Mas essa ajuda não deve machucar, nem ser dada de um jeito que envergonhe. Muitas vezes, as pessoas aceitam a ajuda só porque estão doentes ou passando por dificuldades. Então, quando forem ajudar, façam isso com carinho. Dêem não apenas o que podem, mas também palavras boas, um sorriso amigável, um abraço que traga conforto.

Não tenham uma atitude de superioridade, pois isso pode machucar o coração de quem está sofrendo. Lembrem-se de que, ao fazer o bem, vocês estão fazendo bem para vocês mesmos também.

Comentários