Mini Resenhas: Adventure, Popeye e Jungle Hunt

Aproveitando a matéria anterior, desejo escrever um pouco sobre três jogos icônicos lançados para o Atari 2600 e que eu adorava. 

Adventure (1980)



Ficha Técnica:
- Desenvolvedor: Warren Robinett / Atari
- Gênero: Aventura
- Plataforma: Atari 2600

Enredo:
Adventure é uma experiência única no mundo dos videogames da época. Neste jogo, você embarca em uma jornada épica em busca do Santo Graal, que foi roubado por um dragão maligno. Para recuperar o tesouro, você explora um mundo de castelos misteriosos, florestas e catacumbas, enfrentando inimigos como dragões (muito parecidos com patos) hostis e um irritante morcego que vive bagunçando o reino. Cada um desses cenários oferece desafios únicos que exigem estratégia e astúcia.

Jogabilidade:
A jogabilidade de Adventure é inovadora para a época. Você controla um herói representado por um simples quadrado e pode coletar itens como chaves, espadas e o desejado cálice. O desafio reside em usar esses objetos da maneira certa para superar obstáculos e derrotar inimigos. Por exemplo, a espada é essencial para derrotar o dragão e recuperar o Santo Graal. A mecânica de coletar e usar objetos torna o jogo intrigante e estratégico.

Minha Experiência:
Joguei ele e amei. Um conhecido tinha esse jogo e eu amava jogar ele, mesmo que provocasse briga com a galera porque o jogo demorava demais. Eu tinha como objetivo matar os 3 dragões, pegar o morcego, levar os 3 dragões mortos para dentro do castelo amarelo junto com as 3 chaves, espada, imã, ponte e por fim, morcego e cálice. Não fazia nada de especial ou diferente, mas eu amava. Gostava tanto que eu dei o próximo jogo a ser resenhado para poder ter esse na minha coleção.

Curiosidades:
- Adventure foi o primeiro jogo a apresentar um "easter egg", uma mensagem secreta do desenvolvedor escondida no jogo.
- Sua influência pode ser vista em muitos jogos posteriores, incluindo a série "The Legend of Zelda".

Popeye (1982)

Ficha Técnica:
- Desenvolvedor: Nintendo
- Gênero: Plataforma
- Plataforma: Atari 2600

Enredo:
Em Popeye, você assume o papel do valente marinheiro Popeye, que está em uma missão de resgate para salvar sua amada Olívia Palito das garras de Bruto e da Bruxa do Mar. O enredo é inspirado nos quadrinhos e desenhos animados clássicos de Popeye.

Jogabilidade:
A jogabilidade é baseada em plataformas, onde você controla Popeye e deve coletar corações espalhados pelo cenário enquanto evita inimigos. Bruto e a Bruxa do Mar tentarão impedi-lo, e você pode usar latas de espinafre espalhadas pelo nível para adquirir temporariamente poderes especiais, como socos mais fortes.

Minha Experiência:
Já tinha visto ele em uma máquina, e achava o jogo lindão. Mas jogar ele no Atari tinha os seus charmes. Claro que, como todo jogo do Atari, tínhamos que ter uma mente criativa para transformar um quadrado em uma lata de espinafre. Mas de resto, o jogo era perfeito. Não sabia que o jogo tinha sido criado pela Nintendo até poucos anos atrás. No fim, fico na dúvida se teria realmente coragem de trocar por Adventure como fiz, mas como o jogo não era original da Polyvox, minha mãe meio que obrigou a trocar.

Curiosidades:
- O jogo foi desenvolvido pela Nintendo e é uma adaptação fiel do jogo de fliperama de mesmo nome.
- Popeye se tornou um ícone dos videogames graças a este título.

Jungle Hunt (1983)


Ficha Técnica:
- Desenvolvedor: Taito
- Gênero: Plataforma
- Plataforma: Atari 2600

Enredo:
Jungle Hunt transporta os jogadores para a emocionante selva, onde o herói deve resgatar sua amada que foi capturada por nativos canibais. O jogo é dividido em quatro fases distintas, cada uma com seu próprio desafio e ambientação.

Jogabilidade:
A jogabilidade de Jungle Hunt é baseada em plataformas e ação. Você controla o herói que corre, pula, e até balança em cipós para avançar pela selva, enfrentando crocodilos, obstáculos e nativos hostis. Cada fase apresenta desafios únicos, como evitar crocodilos enquanto nada sob a água ou cronometrar pulos perfeitos para escapar de rochas desmoronantes.

Minha Experiência:
Outro exemplo de jogo que saiu dos arcades para o Atari. Tinha uma máquina desse jogo com direito a grito de Tarzan no inicio da primeira fase. Acabei ganhando de presente do meu tio em uma fita dupla que acompanhava H.E.R.O. e para ser sincero, achava o jogo espetacular, mas joguei pouco. Preferia jogar H.E.R.O. A primeira fase dos cipós era tranquila, a segunda já dava para perder algumas vidas, mas a terceira com as pedras desmoronando que me pegava. Poucas vezes salvei a moça dos canibais. Devem estar de barriga cheia.

Curiosidades:
- Originalmente, o jogo era conhecido como "Jungle King" nos fliperamas antes de chegar ao Atari 2600.
- Jungle Hunt é lembrado por sua jogabilidade desafiadora e gráficos impressionantes para a época.

Comentários