As aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain

Com o advento dos Audiolivros em português, está muito mais fácil ler alguns livros dos quais sempre tive curiosidade. Já conhecia muitas citações do Mark Twain e Tom Sawyer só conhecia da música do Rush e do filme (horrível, na minha opinião) A Liga Extraordinária. Então eu imaginava ele mais como um personagem de um filme de ação. Como eu pude estar tão enganado?




Foi uma grata surpresa ler esse livro e perceber que não se trata de uma história de ação e sim, de uma aventura infantil, com pitadas bem leve de suspense.

Imagino que minha versão tenha sido adaptada justamente para o publico infantil moderno, já que em nenhum momento o livro deixa transparecer a sociedade racista, machista e preconceituosa do fim do século XIX. Para mim, isso foi muito bom, já que se o objetivo foi passar a visão do mundo aos olhos de uma criança, contrastar essa visão com a minha visão de mundo moderna reduziria o meu apreço pela obra e não faria que eu entrasse no espirito original da história.

Sem estragar a diversão de ninguém, o livro é bem curto e conta a história de Tom Sawyer, um menino normal, seus relacionamentos com seus amigos e suas aventuras pela cidade de Nova Petersburgo. No decorrer da história ele presencia um crime, mas na minha opinião só dá um pouco mais de cor a história e não é a trama principal. 

Mark Twain disse que o livro é feito para as crianças, mas que os adultos não podem negligenciar sua leitura, pois o livro talvez o fará lembrar de sua infância.

Embora seja uma leitura rápida e leve, recomendo a leitura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grüße - Saudações

A Garota no Trem