Star Trek: Voyager S02E08: Nothing Human

Resolvi postar alguns comentários sobre os episódios das séries que assisto e resolvi começar com esse intrigante episódio de Star Trek Voyager

A série Voyager é, na opinião de quem escreve, a mais fraca das séries de Star Trek (na verdade, eu acho a série classica mais fraca, mas preciso dar um desconto, já que foi graças a ela que tudo começou). Por isso, foi uma surpresa muito grande que viesse dela esse episódio de roteiro tão interessante.

Nesse episódio, B'Elanna é atacada por uma entidade desconhecida. Para tentar salvar a vida dela, o Doutor precisa contar com a ajuda de ela projeção holográfica de um médico cardassiano. O problema é que esse médico, embora seja o mais renomado especialista em sua área de atividade, é tambem um conhecido "médico da morte", conhecido por ter obtido todo o seu conhecimento em campos de concentração através de experimentos em seres vivos (claro, sem a autorização dessas pessoas).

Assim, o episódio gira em torno da questão ética: Vale a pena utilizar um conhecimento obtido através do sofrimento de tanta gente para salvar alguem? Será que o conhecimento deve ser banido, condenando todos os que vierem depois a precisar dele?

Pessoalmente, eu acho que um médico que obtenha um conhecimento dessa importancia através de metodos tão condenaveis deveria pagar o preço máximo pelos seus atos, não importa quantas vidas ele venha a salvar com esse conhecimento. Mas o conhecimento não pode ser descartado como algo proibido, já que na minha opinião esse conhecimento seria descoberto de forma limpa com o tempo. As futuras pessoas que dependerão desse conhecimento não tem culpa nenhuma da forma que ele foi obtido e, as que deram a sua vida, ao menos não terão dado sua vida em vão (embora, claro, isso não vá refrescar nada. Morte é morte).

Ótimo episódio para pensar.

Ficha Técnica:
Diretor: David Livingston
Escrito por: Jeri Taylor
Exibido originalmente em 02/12/1998
Participações Especiais: David Clennon (Crell Moset), Jad Mager (Alferes Tabor) e Frank Welker (a voz do Alien)

Comentários